Cura e Espiritualidade
A procura pela espiritualidade e cura da alma nos levou até às montanhas que guardam a sabedoria das antigas civilizações andinas e ao encontro de uma figura incrível, que nos abriu portas interiores
preciosíssimas, Puma Quispe Singona, nosso principal provocador nessa jornada.
Essa viagem pelo Vale Sagrado do Peru inclui os ensinamentos tradicionais durante a participação de cerimônias recebimento de poderosas curas e
trabalhos energéticos. Nosso provocador nos levará pelos tradicionais caminhos de sua família através das trilhas do vale até Chinhero antes de visitarmos o santuário de Machu Picchu, Ollantaytambo e Sacsayhuamán. Para finalizar nossa
jornada, visitaremos Chonta, casa dos Condors e conhecida pela vista e energia transformadora.
“É parte da cura o desejo de ser curado.”
O Vale Sagrado do Peru
As cidades de Pisac e Ollantaytambo são os limites desse vale composto por dezenas de rios e que abrigam, monumentos históricos, sítios arqueológicos e regiões de população indígena. O acesso é feito através de
Cusco, a principal cidade do vale e outros pontos de parada são, além de Pisac e Ollantaytambo, Urubamba e Chinchero.
As ruínas pré-hispânicas estão presentes em todas as partes, mantendo viva a herança Inca nas cidadelas, templos,
terrenos e casas. Esse vale foi escolhido pelos Incas pela localização geográfica e qualidades climáticas. A terra, riquíssima, é responsável pela produção abundante de milho de qualidade inigualável. Além disso, as abundantes flora e fauna
são parte da riqueza do vale.
Os vários microclimas influenciam no crescimento de várias espécies endêmicas de flores e árvores frutíferas, além de animais peculiares da região como alpacas, lhamas e aves poderosas. Picos nevados
cercam o vale e surpreendentes lagos azuis completam a paisagem.
Puma Quispe Singona
Puma é um grande conhecedor, estudioso e dedicado à Pachamama (Mãe Terra), um antigo conhecedor do Cosmos e uma personalidade mágica, com sabedoria e compaixão além de sua idade.
O dom de Puma está na
habilidade de abrir o coração das pessoas, primeiramente para si, depois para suas famílias e finalmente para sua comunidade. Treinado pelo próprio avô desde os seis anos, Puma percorre os caminhos de todos os dedicados à medicina andina e
é reconhecido por possuir sabedoria antiga.
Puma possui papel de destaque em sua comunidade local e é membro do Conselho de Anciãos em Chinchero. Também é cofundador da Cusi Huayana, um grupo de jovens focado em reforçar a
comunidade através da memória de tradições como dança, história e tecelagem. Ele compartilha seu conhecimento com centenas de visitantes durante a exploração da Trilha Inca e continua seu aprendizado estudando com os anciãos Quechua no
Vale Sagrado.
Além disso, ele desempenha funções ativas em questões mundiais, participando de vários conselhos internacionais relacionados a assuntos diversos como as causas indígenas, como o World Wisdom Council.
Roteiro
Na chegada à Cusco, seremos recebidos pela equipe local e após imigração e retirada de bagagem, seguiremos diretamente para o Vale Sagrado. Começaremos nossa jornada numa altitude mais amena, para conseguirmos nos adaptar com mais rapidez e assim guardaremos energia para os próximos dias.
Chegaremos ao nosso hotel e logo nos reuniremos para um papo de introdução, falaremos da nossa jornada e atividades da semana.
Participaremos de uma Cerimônia de Recepção que envolve a limpeza dos campos energéticos e conexão com os espíritos andinos, apresentações pessoais e conhecermos mais sobre nosso provocador Puma e sua família.
Puma dividirá conosco ensinamentos sobre as artes andinas de cura e cosmovisão e nos guiará através de rituais de conexão e abertura com os espíritos andinos. Participarão dessas cerimonias dois curandeiros especiais, Don Sebastian e Mama Irene, que nos mostrarão práticas de cura simples que certamente traremos de volta para nosso dia a dia.
Don Sebastian é um Master Q´ero, um mestre curandeiro, com conhecimento e energia da linhagem Q´ero, um dos últimos povos incas tradicionais ainda existentes. Mama Irene é uma anciã e poderosa curandeira, também descendente de uma das mais antigas linhagens incas. Juntos, eles tem papel fundamental para entendermos os trabalhos de energia e seu impacto será profundo e transcenderá nosso tempo no Peru.
Esse dia de trabalhos energéticos nos permitirá sentir completamente imersos com as tradições ancestrais e profundamente conectados com o local e nós mesmos.
Também aprenderemos sobre os conceitos de Nogan Kani e Ayni, aspectos fundamentais da Cosmovisão Andina, que trará melhor entendimento sobre o relacionamento recíproco único que o povo andino tem com sua terra. Compreendendo que o amor é sempre uma relação recíproca (pelas pessoas, natureza, planeta) podemos avaliar nossas relações, como tratamos a nós mesmos e o mundo ao nosso redor.
Encontraremos a família de Puma e aprenderemos mais sobre as tradições e práticas locais e, quem sabe, ouviremos alguns contos e histórias. Conheceremos também a Ayni Ayllu Weaving Cooperative, uma cooperativa de tecelãs liderada pela mãe de Puma.
Também teremos a honra de participar de uma cerimônia especial de Despacho, liderada por Puma e um mestre local, para fazemos oferendas e expressar nossa gratidão, amor e respeito pela Pachamama (a deusa da fertilidade na cultura Inca).
Durante a tarde, seguiremos para a estação de trem de Ollantaytambo e embarcaremos por uma jornada encantadora ao lado do Rio Urubamba até Águas Calientes. Faremos check in e teremos a noite livre para descansar e nos prepararmos para a visita à Machu Picchu.
A cidade de Machu Picchu era usada inicialmente como observatório astronômico e local de peregrinação. Hoje, são milhares de turistas que visitam a cidade todos os dias em busca de conexão com energias sagradas e sabedoria ancestral. Localizada entre três altas montanhas que formam um poderoso triângulo de energia, é o local perfeito para mentalizar e focar intenções, sentimentos e expandir consciência.
Durante nossa jornada, visitaremos os templos do Sol, Condor, Três Janelas e o centro espiritual Intihuatana, no ponto mais alto da cidade sagrada. Puma irá nos guiar através de uma cerimônia de abertura para nos conectarmos com a Pachamama e todas as energias universais que nos formam - será uma experiência inesquecível.
Retornaremos à Águas Calientes para jantar e descanso após um dia cheio de descobertas e emoções.
Visitaremos o Tempo do Sol, os Banhos e Fontes Sagradas onde participaremos de uma experiência xamânica para a conexão de nossas energias com os elementos sagrados. Durante nossa caminhada pelas margens do rio até o Templo do Condor, aproveitaremos para fazer reflexões e meditações.
Após o almoço, seguiremos em direção à Cusco e pararemos na vila de Pisac para visita ao tradicional mercado andino, cheio de artesanato e artes locais.
Nossa jornada até Cusco continua durante o por do sol, momento perfeito para absorver os ensinamentos do dia enquanto admiramos a paisagem.
Teremos a noite livre para descanso ou para descobrimos um dos muitos restaurantes maravilhosos da cidade.
Seguiremos pela bem preservada estrada de terra até o surpreendente pico de Chonta onde começaremos a trilha de aproximadamente 2 horas. Durante a caminhada poderemos ver pássaros da região e conheceremos mais sobre a flora das montanhas. A parte final da caminhada será num aclive que nos levará até nosso abrigo e mirador para nosso break de almoço.
Permaneceremos aqui para conhecermos mais sobre os condores e chegaremos ao nosso acampamento, onde passaremos à noite, em meio à natureza.
Nosso jantar será à beira de uma fogueira com papos transformadores e música típica.
Essa encosta com formações e desenhos de centenas de anos tem um ambiente místico, onde os incas construíram calendários lunares e templos dedicados à divindade lunar. Quillarumiyoc possui uma lua encrustada em sua base de formação de pedras marinhas, talhadas pelos arquitetos incas em forma de semi- círculos. À distância, essa obra tem a semelhança da silhueta de um puma.
Após o almoço, retornaremos para Cusco e teremos a tarde livre para conhecer o centro da cidade e aproveitar os últimos instantes no Vale Sagrado.
Durante nosso jantar de despedida, trocaremos experiências e vivências com nosso provocador numa roda de conversas e boas energias.
Essa parte da jornada se encerra aqui, mas temos certeza que muitas portas foram abertas e que essas sementes de provocação, conhecimento, superação de limites e novas experiências seguirão em nossa busca pela nossa verdade.
Esperamos estar juntos em mais encontros, abrindo mais portas e caminhando juntos buscando a essência na nossa jornada de ser.
O que levar?
- Roupas para caminhadas em temperaturas diversas, incluindo sol, frio e chuva (fleece, camisetas dry fit, bota de caminhada, meias especiais, casacos corta vento impermeáveis, mochila com capa ou mochila estanque)
- Gorro, luva, cachecol
- Protetor solar, repelente, protetor de boca
- Remédios com prescrição
- Itens de uso pessoal
- Boné / chapéu
- Carregador de celular / bateria extra
- Câmera fotográfica (se for à prova d´água, melhor!)
- Documento original com foto e dentro da validade (passaporte) para seu embarque
- Certificado internacional de vacina contra febre amarela
Jornada inclui
- 2 noites no Vale Sagrado, Hotel Agustus, apartamento Standard
- 2 noites em Águas Calientes, Hotel Casa Andina, apartamento Standard
- 2 noites em Cusco, Hotel El Mercado, apartamento Standard
- 1 noite em Chonta, acampamento privativo em barracas equipadas com sacos de dormir
- Café da manhã, almoço, jantar e snacks diários com bebidas não alcóolicas, conforme descrito no roteiro
- Transfers ida e volta do aeroporto de Cusco (chegada e partida nos voos indicados pela Amana)
- Bilhetes de trem para Águas Calientes no trem Incarail, categoria executiva
- Bilhetes de ônibus para Machu Picchu
- Taxas ambientais
- Atividades descritas no roteiro
- Equipamentos de camping
Só na Amana
- Encontros com provocadores escolhidos especialmente para essa jornada
- Participação em cerimônias e rituais de curas com xamãs e curandeiros locais
Jornada não inclui
- Passagem aérea de/ para Aeroporto de Cusco (voos especificados no seu roteiro)
- Caixinha para staff e equipe de profissionais envolvidos
- Bebidas alcóolicas e refeições não mencionadas no roteiro
- Seguros de viagens que podem ser comprados à parte
- Seguros de cancelamento que podem ser comprados à parte
- Gastos pessoais como lavanderia, telefonemas, massagens, serviços extras, etc.
- Qualquer atividade/ refeição não especificada no roteiro