Peru

Aventura a Machu Picchu Março a Dezembro 2019

Vale Sagrado e Lares

As expedições diárias passam por trilhas na montanha pouco percorridas, cercadas de maravilhosos picos nevados, onde é possível observar rebanhos itinerantes de lhamas e alpacas, lagos de um turquesa inimaginável e elegantes cachoeiras.

Os destinos incluem sítios arqueológicos fascinantes, inspiradoras cooperativas agrícolas e comerciais andinas, além de cidades e mercados movimentados que exibem os sabores da região e os produtos feitos pelas mãos dos habilidosos artesãos locais.

E o mais importante: esta é uma viagem a comunidades escondidas que permanecem inalteradas ao longo dos séculos com a oportunidade de conhecê-las de perto e interagir com seus habitantes.

Guias especializados personalizam a experiência oferecendo atividades à la carte e encontros culturais diários.

Todos os dias, na hora do pôr do sol, o pernoite será em luxuosos lodges de montanha, administrados em parceria com as comunidades locais, para se preparar para um novo dia de aventuras e descobertas.

Roteiro

O Roteiro de Lares e Vale Sagrado para Machu Picchu é uma jornada através da história antiga, da cultura viva e das paisagens magníficas de Cusco e do Vale Sagrado dos Incas.
Todos os dias guias especializados personalizam a sua experiência conforme suas opções em um cardápio que inclui atividades de aventura ao ar livre e intercâmbios culturais autênticos.
E ao final do dia, quando um por do sol de tirar o fôlego pintar de cores fortes o céu dos Andes, você será levado a um refinado lodge de montanha para se preparar para outro dia inesquecível.

DIA 1 - Vale Sagrado dos Incas | Explorando Pisaq
A praça central é sempre o ponto mais movimentado nas cidades dessa região, assim como os mercados centrais – e nenhum deles é mais vivo que o famoso mercado de Pisaq.

A visita matinal para conferir sua gama única de produtos locais dá um gostinho do que será a rica cultura a ser explorada nessa jornada.

Viajantes buscando inspiração na natureza podem optar por uma revigorante caminhada matinal rodeada por vista fantásticas das montanhas dos Andes que protegem esse vale magnífico.

Mais tarde, explore um acesso exclusivo à comunidade isolada de Viacha, onde é possível aprender sobre as práticas de produção artesanal de batatas e aproveitar uma tradicional refeição ao estilo “pachamanca”, cozida sob pedras quentes.

Depois do almoço pode-se visitar o complexo arqueológico de Pisaq, excursão da tarde que oferece a oportunidade única de explorar o complexo quando há poucos turistas, com o sol por trás das montanhas.

Cardápio de Atividades (da manhã até meio-dia):
Atividade Cultural: Visite Awanakancha (uma exposição de camélidos andinos e centro tradicional de tecelagem), a cidade e mercado local de Pisac, e encontre-se com membros da comunidade local de Viacha.
OU
Caminhada: Da comunidade local de Amaru até a comunidade de Viacha / Duração: 2h30 a 3h00 / Nível: moderado / Travessia de montanha a uma altitude 4.328 m.

Atividade em grupo:
Almoço na comunidade local de Viacha. À tarde, todo o grupo visita o sítio arqueológico de Pisaq, antes de voltar ao lodge.
DIA 2 - Vale de Lares | Sítios Incas e Vilarejos
Agora que tivemos uma ideia do que é o rico mundo andino, poderemos nos aprofundar no coração do Vale de Lares.

Um trajeto de carro pelas montanhas com belas vistas ao longo da famosa “Trilha Inca dos Tecelões” nos leva a uma visita ao pouco visitado sítio arqueológico de Ancasmarca e à cidade-base de Lares.

Após o almoço, as opções são visitar o antigo vilarejo de Choquecancha ou caminhar entre lagos azul turquesa e picos que se elevam em direção à remota localidade de Huacahuasi, onde todos nos reuniremos para passar a noite.

Este lodge, administrado em parceria com a comunidade local e que tem como objetivo proteger o patrimônio cultural e o meio ambiente, oferece uma interessante perspectiva sobre o papel dos povos originários andinos na cultura e no comércio da atual cidade de Cusco.

Atividade em grupo (da manhã até o meio-dia):
Pela manhã, exploraremos a cidade de Lamay e faremos uma visita ao sítio arqueológico de Ancasmarca.

Cardápio de atividades (à tarde, após a visita em grupo):
Atividade cultural: Visita a Choquecancha, encontrando com as tecelãs locais e tendo a experiência de interação com os integrantes da comunidade.
OU
Caminhada: De Quelquena a Huacahuasi / Duração de 2h a 2h30 / Nível: Fácil a moderada / Travessia de montanha a uma altitude de 3.839 m.
OU
Caminhada: De Cuncani a Huacahuasi / Duração de 3h30 a 4h / Nível: Moderado / Travessia de montanha a uma altitude de 4.219 m.
DIA 3 - Vale Sagrado dos Incas | Caminhando por Trilhas Incaicas Autênticas
Pela manhã, tempo para conhecer mais sobre o legado e o cotidiano da comunidade de Huacahuasi.

Então, embarcaremos numa caminhada espetacular por terrenos variados e superaremos um passo de montanha, em direção ao vale adjacente que conduz à cidade de Ollantaytambo, a mais antiga da América Latina que ainda é habitada; ou experimente uma ativade 2 em 1, caminhando do Passo de Lares por uma fantástica trilha inca descendo ao longo de um lindo cânion até a comunidade local de Totora.

Se preferir conhecer melhor o Vale Sagrado, você pode fazer uma visita a um museu etnográfico que mostra a história de importantes civilizações peruanas do passado. Outra opção é conhecer o vale de mountain bike.

Mais tarde, almoço nos arredores do rio Urubamba a caminho de Ollantaytambo, onde você pode vagar por suas charmosas ruas que serpenteiam a cidade como um labirinto.

Cardápio de atividades (o dia inteiro):
Atividade cultural: Retorno ao Vale Sagrado dos Incas, visita ao mercado agrícola local e ao museu de cultura inca e pré-inca. Almoce um churrasco no lodge Kuychi Rumi e tenha a tarde livre para explorar a cidade de Ollantaytambo.
OU
Caminhada 1: Da Passagem de Lares ao vilarejo de Totora / Duração: 3h00 / Nível: Fácil a moderada / Aproveite o churrasco do almoço no Lodge Kuychi Rumi.
OU
Caminhada 2: De Huacahuasi a Patacancha / Duração: 7h00 / Nível: Moderada a difícil / Travessia de montanha a uma altitude de 4.464 m. de altitude.

Passeio opcional de bicicleta (à tarde):
Explorar de bicicleta o Vale Sagrado dos Incas / Duração: 2h00 / Nível: Fácil a moderada. Esta atividade tem um custo adicional de US$ 80 por passageiro (mínimo de 2 passageiros). Em seguida, aproveite a vista a uma cervejaria artesanal em que muitas cervejas são feitas com ingredientes locais. A cervejaria fecha às segundas e terças.
DIA 4 - Vale Sagrado dos Incas | Explorando Ollantaytambo
Desde as suas origens como propriedade do imperador inca Pachacutec até virar fortaleza para Manco Inca Yupanqui contra conquistadores espanhóis, o templo em Ollantaytambo era considerado pelos incas como um dos seus centros cerimoniais mais importantes.

Uma caminhada curta de manhã cedo até os armazéns incaicos no alto da fortaleza de Ollantaytambo oferece uma vista fantástica da cidade, assim como dos principais sítios arqueológicos espalhados pelo vale.

Depois, durante um passeio pelo templo durante a manhã, no qual o guia explicará o seu planejamento arquitetônico estratégico, será possível sentir um gosto da mística história do lugar. Uma introdução perfeita para as maravilhas de Machu Picchu.

Na hora do almoço, embarcaremos em um passeio pitoresco de trem pelos arredores do famoso Rio Urubamba até Aguas Calientes, localidade abaixo das ruínas de Machu Picchu.

Seu encanto está em sua história, desde as origens como uma pequena parada de trem até a sua evolução como cidade, ainda cortada por trilhos.

Cardápio de atividades (começo da manhã, antes da atividade em grupo):
Caminhada: Parte baixa da montanha Pinkuylluna bem próximo a Ollantaytambo / Duração de 1h a 1h30 / Nível Moderada.
OU
Caminhada: Parte alta da montanha Pinkuylluna bem próximo a Ollantaytambo / Duração de 2h a 2h30 / Nível moderada a difícil.

Atividade em grupo:
Pela manhã, depois das atividades opcionais, visitaremos o sítio arqueológico de Ollantaytambo, antes de embarcar no trem até o povoado de Machu Picchu (Aguas Calientes).
DIA 5 - Machu Picchu | O Santuário
Ao amanhecer, começa a jornada até Machu Picchu com um curto e sinuoso trajeto de ônibus montanha acima.

Ao entrar no “Santuário”, como os habitantes locais costumam chamá-lo, o sol se assoma sobre a emblemática Porta do Sol e cobre as estruturas e terraços com sua luz resplandecente.

Impressionam a imponente e habilidosa arquitetura da Torre de Guarda, o Templo do Sol, e as residências reais incas, entre outros atrativos.

Tire um momento para sentar com calma e escutar o barulho do vento ou para meditar e absorver a energia mística e envolvente do lugar.

Nossa imaginação é estimulada enquanto contemplamos a história de Machu Picchu e as suas misteriosas origens.

Alguns poderão até escolher fazer uma caminhada até Huayna Picchu, icônica montanha muitas vezes vista em fotos, com vistas deslumbrantes que vão desde o Vale do Rio Urubamba até os limites da floresta amazônica.

Seja como for, o resultado é um sentimento de paz e rejuvenescimento que ainda perdurará enquanto retornamos para as luzes da cidade e a agitação de Cusco.

Atividade em grupo:
Logo cedo, visita à cidadela inca de Machu Picchu.

Cardápio de atividades (final da manhã, após a atividade em grupo):
Atividade cultural: Tempo livre para explorar a cidadela de Machu Picchu (2.400 m de altitude).
OU
Caminhada: Caminhada guiada até a montanha Huayna Picchu / Duração de 2h-2h30 / Nível Moderado a difícil / Travessia de montanha a uma altitude de 2.720 m.

O que levar?

  • Roupas para caminhadas em temperaturas diversas, incluindo sol, frio e chuva (fleece, camisetas dry fit, bota de caminhada, meias especiais, casacos corta vento impermeáveis, mochila com capa ou mochila estanque)
  • Gorro, luva, cachecol
  • Protetor solar, repelente, protetor de boca
  • Remédios com prescrição
  • Itens de uso pessoal
  • Boné / chapéu
  • Óculos de sol
  • Carregador de celular / bateria extra
  • Câmera fotográfica (se for à prova d´água, melhor!)
  • Documento original com foto e dentro da validade (passaporte) para seu embarque
  • Certificado internacional de vacina contra febre amarela

Investimento

    De 01 a 31 de Março | De 01 de Novembro a 14 de Dezembro:

    $1.899 dólares por pessoa em quarto compartilhado.

    De 01 de Abril a 31 de Outubro | De 15 a 31 de Dezembro:

    $2.500 dólares por pessoa em quarto compartilhado.

Jornada inclui

  • Todos os transportes mencionados no roteiro.
  • Atividades diárias "a-la-carte" (caminhadas, aventuras leves, atividades culturais).
  • Entradas para sítios arqueológicos e Machu Picchu.
  • Ticket para Huayna Picchu (sujeito à disponibilidade).
  • 4 noites de hospedagem em lodges e hotéis.
  • Todas as refeições durante o roteiro (com exceção do café da manhã do primeiro dia e do jantar do último dia).
  • Guia especialista.

Jornada não inclui

  • Massagens.
  • Atividades opcionais: visita à Machu Picchu na parte da tarde do dia 4.
  • Bebidas alcóolicas e refeições não mencionadas no roteiro.
  • Água mineral e bebidas isotônicas não estão incluídas. No intuito de reduzir o descarte de plástico na trilha e nos lodges recomendamos que os hóspedes levem garrafas reutilizáveis. Fornecemos água potável da melhor qualidade em diversos pontos da caminhada e nos lodges.
Reservar